Dar o pontapé inicial na carreira como desenvolvedor pode parecer desafiador, mas com o conjunto certo de habilidades e conhecimentos, você pode trilhar um caminho de sucesso nessa área em constante evolução.
Além da parte técnica e do domínio dos conhecimentos específicos da área, existem outros fatores que podem diferenciar e impulsionar sua jornada no mercado dos desenvolvedores. Criatividade, curiosidade e estar sempre atualizado com as novidades são características essenciais que realmente fazem a diferença.
Além disso, treinar suas habilidades é fundamental, pois o trabalho requer resultados consistentes, e ter autonomia para executar tarefas é uma vantagem inestimável na busca por oportunidades de crescimento.
Está em dúvida de como começar como dev? Continue a leitura e saiba tudo sobre a carreira!
O que estudar primeiro para começar como dev?
Um bom ponto de partida para começar como dev é estudar Lógica de Programação, uma disciplina fundamental que pode orientá-lo na escolha da área de especialização inicial. As áreas mais comuns são:
- Back-end;
- Front-end;
- Full Stack.
O Que é Back-End?
A programação back-end pode ser comparada às “engrenagens” de uma aplicação web, onde são desenvolvidos códigos para garantir o funcionamento correto do site por meio de funções e medidas de segurança. Um desenvolvedor back-end lida com os bastidores do site, incluindo banco de dados, segurança e processamento de dados.
Saiba também: Melhores Países Para Trabalhar Com Programação
E o Front-End?
O front-end é a parte do site com a qual o usuário interage, sendo responsável pela apresentação visual e interativa. Um desenvolvedor front-end trabalha com linguagens como HTML, CSS e JavaScript para criar a interface gráfica do site. Embora muitas vezes seu trabalho seja confundido com o de um designer, a diferença está no uso de códigos para criar a interface, em oposição ao uso de programas de design.
Qual o diferencial entre back e front-end?
Para se destacar como desenvolvedor front-end, é importante ter não apenas habilidades técnicas, mas também uma forte consideração pela experiência do usuário (UX).
Ter noções de design e compreender os princípios de User Interface (UI) pode ser um diferencial importante para criar produtos digitais que cativem e engajem os usuários de forma eficaz.
Independentemente de você escolher seguir o caminho do back-end, front-end ou full stack, lembre-se de valorizar a experiência do usuário em cada projeto que desenvolver. Afinal, são os usuários que irão interagir com suas criações, e proporcionar uma experiência positiva para eles é fundamental para o sucesso de qualquer produto digital.
E se você está com dúvidas, também, sobre qual regime seguir nesse início de carreira, entenda qual a melhor opção entre PJ ou CLT!